domingo, 15 de janeiro de 2012


Eu fico me perguntando, as vezes, qual é o limite do ciúme. Existe um limite? Especialistas de todas as áreas insistem em afirmar que tudo em excesso faz mal. Eu não sou nenhuma especialista em nada, mas acredito nisso também. O ciúme em excesso prende.
Já reparou que aquela sua super amiga que sempre foi ciumenta, no momento em que ela começa a namorar ela some do mundo? O namoro dela vira uma fortaleza, ninguém entra, ninguém sai, ninguém tem notícias, ninguém participa. E quando há notícias é só tragédia.
Uma vez uma dessas minhas amigas ciumentas, disse o seguinte sobre o namoro: "a gente briga muito, mas é ótimo depois quando a gente faz as pezes".  Eu gostaria de saber o quão doentio isto é. Quem gosta de brigar por ciumes? A princípio de conversa: quem é que gosta de sentir ciumes? Ninguém. Ninguém. Ninguém gosta. Briga destasga o casal, desgasta o relacionoamento, tira a vontade de viver junto do companheiro.  Uma hora cansa e a genta pára de desejar a presença do outro porque sabe que dali vai sair uma briga ao certo.
Ciúme, na minha opinião, é falta de auto-estima e de confiança no outro. Quer ver que é verdade?
"Tente trocar o sujeito na frase:  Eu sinto ciúme pois o meu/minha ___________ saiu com um(a) amiga(o). Preexa a lacuna com namorado e depois com amigo."
Pergunte-se: Qual foi a diferença com o nome do amigo e com o do namorado? Eu tive um sentimento de posse exagerado em relação a quem eu confio mais ou menos?
Quando sentimos de alguém ou aceitamos que alguém tenha muito ciúmes da gente, a gente se prende e mente. Evita situações que deixaria o outro com ciúmes, ou que nos deixaria com ciúmes. Evitamos de estar com amigos que tanto nos apoiaram um dia e se estivemos com eles mentimos falando que não estavamos, ou simplesmente escondemos. E por aí vai uma série de privações. Eu me pergunto, e te pergunto também, o quanto vale a pena se privar pelo outro?
Enfim,  este é um assunto longo e que demanda tempo de vida para o conhecer melhor. Talvez um dia minha opinião mude, mas por enquanto me sinto feliz me amando, confiando em mim e nas pessoas que fazem parte da minha vida. Esta é a minha receitinha para evitar que o ciúmes estrague a minha vida.

Um comentário:

  1. Assunto polêmico, particularmente, eu acredito que ciume em geral não faz bem ao relacionamento, e não acredito que exista ciume bom, como dizem, que é necessário haver um pouco, não creio nisso!

    Gostei do blog!
    Já nos favoritos ;)

    http://joycebc.blogspot.com/

    até logo

    ResponderExcluir